Moradores e Instituições se manifestam pela preservação ambiental de Xerém
Ação aconteceu no último sábado dia (01) na praça da Mantiquira
				
				  					
					 
(Redação Serra Verde)
Moradores, Instituições e movimentos sociais realizaram, no último sábado (01), um ato público na praça da Mantiquira em Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias/RJ, contra o desmatamento e pela preservação ambiental em Xerém e bairros adjacentes. A concentração aconteceu às 9h com presença de moradores, Instituições e o apoio de um carro de som.
Os manifestantes pediram uma fiscalização ambiental, por parte do poder público, em relação às áreas desmatadas e degradadas, além de impedimento para que novas áreas de mata atlântica sejam suprimidas. O evento foi idealizado por representantes de movimentos sociais e ambientais. Além disso, teve a participação de universidades públicas e da Associação de Moradores e Amigos Pró Melhoramento de Xerém (AMA-XERÉM).
Os servidores da educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o sindicato dos profissionais de educação também estiveram presentes na manifestação. O Padre Renato Gentile, representante da Paróquia Nossa Senhora das Graças, conhecida como igreja matriz do distrito de Xerém, esteve presente e discursou durante a ação.
Após o evento na praça da Mantiquira, os manifestantes caminharam em direção a uma área degradada na localidade de Vila Santa Alice. No fim da manifestação, foi elaborada uma carta de compromisso que será encaminhada às autoridades. Clique aqui e acesse o abaixo-assinado.
Sobre esta ação contra o desmatamento e pela preservação ambiental em Xerém e bairros adjacentes, a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias informou, nas redes sociais, que iniciou uma série de fiscalização na região de Xerém para inibir empreendimentos em áreas verdes que não tenham autorização, com autuação e interdição desses locais .








